Um seguro de viagem tem como objectivo garantir protecção em caso de acidente, doença ou qualquer outro incidente que possa ocorrer durante a deslocação.
Se comprou um pacote de férias numa agência de viagens, pode contratar o seguro directamente com essa empresa. Outra hipótese é contactar o seu mediador ou contratar directamente o seu seguro, sendo que neste caso é importante pedir várias propostas, de forma que escolha a mais adequada.
Não sendo um seguro obrigatório, e dado que o orçamento para férias nem sempre é folgado, é comum ponderar a sua contratação. Ainda assim, e até porque acidentes e incidentes acontecem em qualquer altura, a despesa pode compensar.
Um seguro de viagem é importante para garantir assistência em caso de doença ou acidente. O encaminhamento para os cuidados de saúde necessários e o pagamento das despesas ficam assegurados.
O seguro de viagem é igualmente útil em caso de perda de bagagem ou no pagamento de danos causados a terceiros. Situações de morte ou de cancelamento da viagem por morte de familiar também podem estar cobertas por este tipo de apólice.
É importante realçar que um seguro de viagem só cobre incidentes que tenham acontecido no país de destino e não se responsabiliza pelos acidentes que aconteçam no país de origem.
Fonte: Ekonomista