A Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS) alertou recentemente para a situação preocupante que o custo de vida actual representa para os trabalhadores, apelando aos sindicatos nacionais para que iniciem negociações com as entidades empregadoras a fim de ajustar os salários, conforme reportado pelo jornal notícias.
Guilherme Chavano, representante da OTM-CS, sublinhou que a escalada do custo de vida ameaça seriamente a qualidade de vida dos trabalhadores. Neste sentido, exortou os empregadores a adoptarem medidas que promovam a produção e a produtividade, mitigando assim o impacto financeiro sobre as famílias dos empregados.
“Instamos um reajuste salarial que possa responder de forma adequada ao elevado custo de vida que caracteriza a actualidade moçambicana, uma condição que consideramos insustentável para a nossa sociedade”, afirmou Chavano.
Esta questão foi levantada por Guilherme Chavano, secretário da OTM-CS da província e cidade de Maputo, em preparação para o Dia Internacional dos Trabalhadores, comemorado a 1 de Maio.
A celebração central terá lugar na Praça dos Trabalhadores, em Maputo, esperando-se a participação de mais de 60 mil trabalhadores de variados sectores. Antecedendo a marcha, será realizada uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos.
Na província de Maputo, as comemorações serão efectuadas no posto administrativo da Machava.
Foi também feito um apelo aos trabalhadores para que, no dia da marcha, se expressem pacificamente e utilizem cartazes que reflictam as reais condições vividas nos seus locais de trabalho, manifestando assim o seu descontentamento com o panorama laboral vigente.