A presidente da Assembleia da República (AR), Esperança Bias, inicia nesta sexta-feira, 5 de Abril, uma visita oficial de trabalho de quatro dias ao Ruanda, onde pretende manter conversações para intensificar a cooperação parlamentar com aquele país.
De acordo com uma nota divulgada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), durante a sua estadia, Bias deverá encontrar-se com a presidente da Câmara dos Deputados do Ruanda, Donatille Mukabalisa, para analisar o estágio do memorando assinado pelas duas partes em 2022.
No domingo (7), a responsável pelo Parlamento moçambicano vai participar, em representação do chefe do Estado, Filipe Nyusi, na celebração do 30.º aniversário do genocídio de Ruanda, que teve lugar em 1994.
“Em 1990, em Kigali, as duas nações assinaram o Acordo Geral de Cooperação, ratificado por Moçambique em Setembro do mesmo ano”, recorda o comunicado.
Na sua deslocação, Esperança Bias far-se-á acompanhar pela relatora da bancada parlamentar da Frente de Liberação de Moçambique (Frelimo), Telmina Pereira, e pelos chefes das bancadas da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo) e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Viana Magalhães e Lutero Simango, respectivamente.