A cidade de Maputo será a anfitriã da primeira Exposição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da África Austral e da segunda da África Oriental, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de Abril de 2024. O evento tem como objectivo promover a indústria do gás na região.
De acordo com um comunicado, com o respaldo do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e da Entidade Reguladora da Energia (ARENE), e com a participação de associações internacionais e locais, incluindo a World Liquid Gas Association (WLGA) e a AMEPETROL, a exposição reunirá os principais intervenientes do sector de GPL na região.
Prevê-se a presença de mais de 30 oradores governamentais e da indústria, representando mais de 15 países, para apresentações e debates durante a conferência. Além disso, a exposição contará com os mais recentes produtos dos principais fabricantes internacionais de equipamentos. A entrada na exposição será gratuita para todos os visitantes.
O documento refere ainda que o evento representa também uma oportunidade para a indústria regional e internacional trabalharem em conjunto para estabelecer contactos e discutir oportunidades de negócio.
Moçambique possui três projectos de desenvolvimento aprovados para a exploração das reservas de gás natural na bacia do Rovuma, classificadas entre as maiores do mundo, todos localizados ao largo da costa da província de Cabo Delgado.
Dois desses projectos, com maior dimensão, visam canalizar o gás do fundo do mar para terra, onde será arrefecido numa fábrica para posterior exportação por via marítima em estado líquido. Um é liderado pela TotalEnergies (consórcio da Área 1), enquanto o outro é um investimento liderado pela ExxonMobil e Eni (consórcio da Área 4), ainda sem anúncio à vista.
Um terceiro projecto, de menor dimensão, pertence também ao consórcio da Área 4 e consiste numa plataforma flutuante de captação e processamento de gás para exportação directa no mar, que teve início em Novembro de 2022.