Recentemente lançado na Nigéria pela empresa canadiana Viamo, este serviço permite que as pessoas, mesmo as que não têm acesso à Internet, utilizem a tecnologia de Inteligência Artificial (IA).
Funcionando offline, a solução inovadora utiliza aparelhos tradicionais para se ligar a redes móveis locais, permitindo aos utilizadores enviar comandos ou pedidos de informação através de SMS ou chamadas de voz.
Segundo o portal Tech in Africa, funciona de forma semelhante a outros chatbots de IA e é acessível a pessoas analfabetas, uma vez que pode ser activado através de comandos de voz. Além disso, é mais económico. “As pessoas com grandes restrições financeiras têm agora a oportunidade de o utilizar por dez nairas nigerianos, o que equivale a 0,46 meticais, para fazer inúmeras perguntas que podem realmente beneficiá-las. Estou entusiasmado”, comentou Kehinde Olutubosun, um deficiente visual da Nigéria, citado pelo Tech in Africa.
O Viamo, destinado às regiões mais carenciadas e remotas do mundo, introduziu inicialmente o seu dispositivo na Zâmbia e está agora a alargar o seu alcance ao Paquistão, à Índia e à Tanzânia. Apoiado por agências de desenvolvimento nos EUA e no Reino Unido, entre outras, o Viamo colabora com a Unicef para fornecer informações cruciais sobre o VIH, doenças tropicais, nutrição, água, saneamento e higiene.