O Parque Nacional da Gorongosa vai abrir as portas na próxima segunda-feira, dia 1 de Abril, para safaris de um ou vários dias, incluindo passeios de meio dia e de um dia inteiro para observação da vida selvagem, aves, caminhadas pela natureza, passeios de barco, aventuras educativas e visitas envolventes às comunidades locais.
As acomodações do Muzimu Lodge, Wild Camp, Chitengo Campsite e Montebelo Lodge incluem desde tendas luxuosas rodeadas por belas paisagens e com vista para o rio Mussicadzi, até chalets confortáveis, passando por tendas de safari em plena natureza, sob o céu estrelado de África.
Em Dezembro, a revista Condé Nast Traveller nomeou Moçambique e o Parque Nacional da Gorongosa como um dos “Melhores Lugares para Visitar em 2024”. No início deste mês, a mesma publicação reconheceu o Muzimu Lodge como “um dos alojamentos mais excitantes para se hospedar em 2024, apresentando um cenário íntimo no leito do rio e actividades excepcionais além do típico safari”.
Muzimu Lodge
Encantador e exclusivo, está localizado nas margens do Rio Mussicadzi, no Parque Nacional da Gorongosa. Com aproximadamente quatro mil quilómetros quadrados, neste vasto território “selvagem e intocado” (na extremidade do Grande Vale do Rift), ocorre uma variedade de ecossistemas e paisagens, absolutamente incrível.
Além de uma localização perfeita, o Muzimu Lodge oferece uma experiência íntima. Tem apenas seis chalets em canvas, ao estilo Africa Oriental, todos com casa de banho en-suite e deck próprio. Oferece uma experiência de safari excepcional e conta com uma equipa profissional para cuidar e orientar dos hóspedes durante a sua aventura no parque.

Alojamento
O Muzimu Lodge conta com seis chalets (em lona, ao estilo da África Oriental), todos com casa de banho integrada e um espaçoso deck panorâmico, estrategicamente posicionados para proporcionar maior privacidade aos seus hóspedes, com opção de camas individuais de três quartos ou cama king size extra length, redes mosquiteiras, kit de chá/café, ventoinha de tecto, cofre e tomadas internacionais.


Instalações & Serviços
- Restaurante com deck panorâmico exterior;
- Lounge/serviço de bar;
- Piscina;
- Wi-Fi;
- Actividades no parque e safaris.


Wild Camp
Essencialmente, o Wild Camp descreve um estilo de acampamento com o mínimo impacto ambiental e com um conforto, amenidades e serviços normalmente não associados ao campismo tradicional.
Alojamento
Seis tendas em lona (um total de 12 camas individuais) com rede mosquiteira, casa de banho e chuveiro exterior privado (ao verdadeiro estilo safari, com água aquecida).

Instalações & Serviços
- Área lounge e de refeições exterior comum;
- Uso de energia solar: cada tenda está preparada com portais USB para fornecimento de energia;
- Cobertura de rede móvel local (errática);
- Segurança do acampamento garantida por membros da equipa de fiscalização do parque;
- Safaris programados (dois veículos).
Actividades
O Parque Nacional da Gorongosa oferece uma experiência incrível de safari e é um verdadeiro paraíso para entusiastas da vida selvagem e ornitólogos. Tanto na Gorongosa como em torno do Muzimu, podemos observar uma grande variedade de fauna. Outras actividades interessantes (particularmente no Wild Camp) incluem excursões à serra (sagrada) da Gorongosa, visitas ao Laboratório da Biodiversidade, visitas aos projectos comunitários e safaris sazonais de barco ou canoa ao longo do rio. A melhor época para experimentar estas actividades é entre Março a Maio.


Safari de Jipe
Os guias qualificados irão levá-lo num veículo aberto, próprio para safaris, passando diversos habitats, fauna bravia e aves extraordinárias. Irá ter a oportunidade de olhar para planícies de inundação espectaculares e explorar florestas místicas de acácias amarelas e palmeiras, enquanto procura a vida selvagem residente. Uma diversidade notável de antílopes, vários primatas e uma abundáncia de aves estarão à sua espera. Com um pouco de sorte poderá também encontrar leões, grandes manadas de elefantes, búfalos, hipopótamos e crocodilos enormes!


Passeio de bicicleta pelas comunidades
Percorra as comunidades da zona tampão do Parque Nacional da Gorongosa, interaja com os seus membros e aprenda como os Moçambicanos locais levam as suas vidas diárias. Passe pelos projectos comunitários do parque e aprenda sobre como estará a ajudar a melhorar os rendimentos da comunidade. Incluído no preço, está uma taxa comunitária que contribuirá para o desenvolvimento da comunidade.
O Muzimu Lodge assim como o Wild Camp não podem acomodar crianças menores de 12 anos e os preços para os maiores de 12 são os mesmos cobrados para os adultos, sendo que devem partilhar o mesmo espaço com os seus responsáveis. Jovens a partir dos 16 anos de idade podem ser acomodados em tenda própria (partilhada/individual). Ainda assim, aconselha-se que dividam a tenda/quarto com um familiar adulto.



Fonte: Gorongosa