O United Bank for Africa (Banco UBA) e a Confederação das Associações Económicas (CTA) lançaram esta quarta-feira, 27 de Março, uma linha de financiamento destinada a apoiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), com foco para os sectores do agro-processamento, automóvel, farmácia, transporte e logística.
Segundo um comunicado da agremiação, o lançamento da linha de financiamento foi marcada pela assinatura de um Memorando de Entendimento que formaliza a parceria entre a mesma, representada, no acto, pelo respectivo presidente Agostinho Vuma, e o UBA, representado pelo CEO, Rotimi Morohunfola.
O documento explica que se trata de uma linha de financiamento de 50 milhões de dólares (3,1 mil milhões de meticais), que serão alocados ao financiamento de projectos das MPME a partir de 150 mil dólares (9,4 milhões de meticais).
“A linha apresenta vantagens, sobretudo em termos de custo, na qual oferece preçários bonificados de prime rate para a aquisição de equipamentos num período máximo de quatro anos”, lê-se no comunicado.
A respeito das MPME representarem 98% da estrutura empresarial e contribuírem com cerca de 48% dos empregos em Moçambique, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, o acesso ao financiamento por parte deste segmento de empresas é apontado como uma das limitações mais significativas para o seu desenvolvimento.
Neste contexto, Agostinho Vuma considera que a linha de financiamento vai impulsionar as MPME nacionais e acredita que, através desta parceria com o UBA, muitas empresas poderão beneficiar dos pacotes de financiamento disponíveis naquela instituição financeira de capitais nigerianos.
Na mesma ocasião, o CEO do United Bank for Africa, Rotimi Morohunfola, referiu que a instituição decidiu avançar com a parceria com a CTA por esta congregar o sector privado moçambicano, reafirmando o interesse do banco em apoiar o crescimento das MPME moçambicanas.