O Absa Bank Moçambique tem-se dedicado a iniciativas que visam promover a inclusão financeira em todo o País. Recentemente, lançou uma campanha de literacia financeira em línguas nacionais, utilizando radionovelas humorísticas em 12 línguas diferentes, além do português, com o objectivo de tornar os conceitos financeiros mais acessíveis.
Segundo um comunicado divulgado pela instituição nesta terça-feira, 26 de Março, esta nova iniciativa complementa as já existentes. Especificamente neste caso, a campanha é destacada pela sua abordagem inclusiva, destinada a alcançar uma ampla faixa da população.
“Acreditamos que, com a percepção de conceitos financeiros, os cidadãos são menos propensos a tomar decisões impulsivas e estão cada vez mais aptos a fazer escolhas que beneficiem a sua situação financeira a longo prazo”, afirmou a directora de Marketing e Relações Corporativas do banco, Tânia Oliveira.
O comunicado destaca ainda que, em 2021, o Absa Bank lançou um guia abrangente de literacia financeira, disponível ao público no website da instituição. Este manual oferece informações detalhadas sobre as características dos principais produtos e serviços bancários, bem como uma visão geral do sistema financeiro.
No mesmo ano, durante a 5ª edição do evento “Absa E-Series”, com o tema “Educação Financeira para um Moçambique Sustentável”, o banco organizou um debate de grande relevância com a participação do Banco Mundial (BM).
Já em 2022, mais de 1760 alunos do 5.º ano beneficiaram da campanha de Educação Financeira, realizada em várias escolas de todo o País. Um total de 34 escolas primárias, abrangendo todas as províncias, tiveram a oportunidade de interagir com colaboradores do banco, compreendendo assim a importância da poupança para investimentos futuros.
Demonstrando o compromisso com a inclusão, uma das escolas seleccionadas para este projecto foi a Escola de Educação Especial de Maputo, onde uma palestra foi ministrada em língua gestual para uma turma de surdos-mudos, promovendo uma comunicação inclusiva e acessível, descreve o documento.