A IronLev, uma empresa italiana de tecnologia de levitação ferromagnética, fundada em 2017, está a revolucionar o transporte ferroviário com o seu novo comboio eléctrico levitante.
Este comboio, que promete ser uma solução sustentável para o transporte de passageiros, funciona por levitação magnética e tem a capacidade de se deslocar silenciosamente a velocidades até 70 km/h. A grande vantagem é que pode ser utilizado nas redes ferroviárias existentes, sem necessidade de modificações, facto demonstrado num teste bem-sucedido de dois quilómetros numa cidade perto de Veneza.
Para além das suas capacidades de levitação, o comboio destaca-se por ser totalmente eléctrico, o que elimina as emissões poluentes e reduz significativamente o ruído durante a viagem. Estas características apontam para um futuro mais limpo e silencioso para o transporte ferroviário, prometendo ainda a startup, um custo de manutenção muito baixo para o seu veículo inovador.
De acordo com o site Engenharia Hoje, apesar do sucesso inicial, a IronLev enfrenta desafios para avançar com o projecto. O comboio ainda precisa de ser desenvolvido para transportar cargas mais pesadas e atingir velocidades mais elevadas, com a expectativa de suportar até 20 toneladas e atingir 200 km/h.
A implementação global de um comboio de levitação magnética é complicada e cara, como mostram os exemplos da China, Coreia do Sul e Japão, onde o custo pode chegar a 60 milhões de dólares (cerca de 3,7 mil milhões meticais) por 1,6 quilómetros.
No entanto, a possibilidade de integrar a tecnologia da IronLev nas infra-estruturas ferroviárias existentes representa uma oportunidade para reduzir estes custos a longo prazo. Até ao momento, apenas seis sistemas de levitação magnética estão em funcionamento em todo o mundo, o que realça a inovação e o potencial disruptivo do projecto italiano.