Com a aproximação da Páscoa, é altura de escolher que vinho servir com o bacalhau. O peixe símbolo da Páscoa fica perfeito com diferentes tipos de vinho branco, desde os mais refrescantes até os mais estruturados e encorpados.
Os vinhos brancos secos são as melhores opções, pois combinam perfeitamente com os ingredientes típicos do bacalhau, como o azeite extra virgem, o alho e as ervas aromáticas. Ao escolher um rótulo, é preciso ter em conta o tipo de preparação. Pratos mais cremosos e com molhos intensos, como o tradicional bacalhau com natas, pedem vinhos brancos com muita estrutura. Bons exemplos são os rótulos envelhecidos em barricas ou produzidos com uvas de vinhas velhas, que dão origem a vinhos de qualidade superior.
O bacalhau à Gomes de Sá, com batatas, cebolas e ovos cozidos, também pede brancos encorpados e aromáticos, como os feitos com as uvas Alvarinho e Loureiro. O Bacalhau à Brás, que tem uma textura mais crocante devido à batata palha, também exige brancos com boa estrutura e mineralidade.
Rótulos mais jovens e frescos, como os vinhos verdes, são perfeitos para acompanhar os bolinhos de bacalhau, geralmente fritos. Se for servir bacalhau à Lagareiro, opte por brancos feitos a partir da casta Alvarinho, que tem notas cítricas e minerais, ou do Chardonnay. O portal G1 revelou cinco vinhos brancos para o bacalhau de Páscoa.
Régia Colheita DOC Alentejo Branco
Vinho português com aroma a frutos brancos maduros. No paladar, é seco, com boa acidez e boa concentração de fruta. Após a fermentação em barricas de carvalho, passa por um processo de bâtonnage (contacto com as leveduras) durante algumas semanas e estagia até ao final do Inverno. O vinho é retirado das barricas para ser engarrafado no início da Primavera. Ideal para acompanhar peixes assados, especialmente bacalhau.

Marquês de Borba Vinhas Velhas Branco
A colheita de 2021 deste branco recebeu 92 pontos do crítico americano de vinhos, James Suckling. Apresenta aromas de citrinos acompanhados de notas tostadas. No paladar, destaca-se uma grande frescura e mineralidade, bem como uma deliciosa untuosidade. Parte da fermentação é feita em barricas, depois é amadurecido durante oito meses em carvalho.

Quinta do Valdoeiro Chardonnay
Este vinho branco tem um perfil aromático intenso, com notas exóticas de maracujá e sugestões de erva acabada de cortar. Na boca, é fresco com toques minerais. Fermenta parcialmente em contacto com o carvalho francês. Acompanha bem peixes e mariscos com molhos untuosos.

Alvarinho Vinho Verde DOC Monção e Melgaço
Este vinho branco, produzido a partir da casta Alvarinho, no norte de Portugal, pelo premiado enólogo João Portugal Ramos, apresenta aromas intensos a citrinos e florais, com notas de frutos tropicais. No paladar, é elegante e envolvente, com boa acidez e notas minerais. É perfeito para acompanhar queijos brancos, peixe, bacalhau e frutos do mar.

Loureiro Vinho Verde DOC
Vinho branco produzido com 85% de uvas da casta Loureiro e 15% de Alvarinho. Os seus aromas são frescos e elegantes, com notas cítricas e florais combinadas com uma notável mineralidade. Na boca é intenso e tem um final longo. Muito versátil, pode acompanhar ingredientes difíceis como os ovos, bem como ser perfeito com peixes, saladas e petiscos como os bolinho de bacalhau.

Fonte: G1