O Governo anunciou nesta segunda-feira, 18 de Março, que pretende investir na formação de professores ligados a área da Ciência, Tecnologia, Engenheira e Matemática, com o objectivo de aumentar o nível de procura por parte dos estudantes moçambicanos.
“Visando reverter o cenário de reduzida adesão e preferência de estudantes por formação na área da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), constatámos a necessidade de implementação de um quadro estruturado de capacitação dos professores em exercício, que passa pela melhoria da formação inicial e da adopção de novas metodologias de ensino”, explicou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara.
Segundo o dirigente, a ideia é explorar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais e plataformas e-learning, como forma de tornar o sistema de ensino mais robusto.
“Essa conjugação de esforços e complementaridade de sinergias é crucial, pois todos desempenhamos um papel importantíssimo para a formação do capital humano”, acrescentou.
Contudo, o responsável admitiu que existem ainda grandes dificuldades no ensino experimental das ciências nas escolas primárias e secundárias do País, além da existência de professores com problemas metodológicos em CTEM.