As bolsas europeias apontam para um arranque de sessão em terreno positivo, com as tecnológicas a impulsionarem os futuros na região (e a negociação na Ásia).
Os futuros sobre o Euro Stoxx 50 sobem 0,2%.
Na Ásia, a negociação encerrou maioritariamente no verde, com um novo optimismo em torno das tecnológicas. A Taiwan Semiconductor Manufacturing, maior fabricante de semicondutores no mundo, subiu 5,22% para o valor mais alto de sempre.
Pela China, o Hang Seng, em Hong Kong, desvalorizou 0,26% e o Shanghai Composite somou 0,41%, no dia em que arranca o 14.º Congresso Nacional do Povo chinês. O foco deste ano estará nas medidas para impulsionar a economia, que se tem deparado com dificuldades para recuperar do período da pandemia.
No Japão, o Topix cedeu 0,12% e o Nikkei ganhou 0,5%, tendo pela primeira vez superado os 40 mil pontos. Na Coreia do Sul, o Kospi valorizou 1,21%.
“Continuamos a achar que o crescimento das receitas este ano será decente. Apontamos para um crescimento de 8% a 10%”, afirmou Kinger Lay, analista no Goldman Sachs, à Bloomberg sobre as acções na China.
O arranque positivo acontece numa semana que será marcada por dados económicos e decisões de política monetária. Esta segunda-feira, os investidores vão estar atentos às declarações de Robert Holzmann, membro do Banco Central Europeu (BCE), e de Patrick Harker, presidente da Reserva Federal de Filadélfia.
Na quinta-feira (7), o BCE volta a reunir-se para debater o curso da política monetária.

































































