Os preços do petróleo estão a subir, impulsionados pela decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+) de prolongar os cortes na produção.
O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 0,29% para 80,2 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, referência para as importações europeias, valoriza 0,41% para 83,89 dólares por barril.
A OPEP+ decidiu, este domingo (3), prolongar o corte de dois milhões de barris por dia até ao final de Junho, agindo em linha com as expectativas dos analistas, que viam a medida como necessária para combater uma menor procura e um aumento da produção por parte de países externos à organização.
Esta medida foi inicialmente adoptada em Agosto de 2022, tendo vindo a ser renovada desde então. Além deste corte, tanto a Arábia Saudita como a Rússia adoptaram uma redução adicional, com cortes de um milhão de barris e 300 mil barris por dia, respectivamente. Isto representa uma retirada do mercado global de 3,3 milhões barris por dia.
O petróleo tem vindo a valorizar muito lentamente este ano, com as perspectivas de uma menor procura a limitarem os ganhos à boleia dos conflitos no Médio Oriente. No acumulado de Fevereiro, tanto o WTI como o Brent subiram mais de 2%.