O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafiou, em Argel, os empresários argelinos a investir no país, nomeadamente na exploração e transformação dos recursos naturais moçambicanos.
“É nosso interesse transformar os nossos recursos em Moçambique para empregar mais moçambicanos e criar rendas para as famílias”, sublinhou o chefe de Estado moçambicano, em declarações aos jornalistas durante a visita de trabalho que está a realizar à Argélia, desde 28 de fevereiro.
“As potencialidades são imensas nos domínios de agricultura, do turismo, mas também na área das infra-estruturas, mineração, energia e pescas. Conjugadas com a experiência e conhecimento científico e tecnológico que a Argélia detém, podem tornar vibrante a nossa cooperação”, acrescentou Filipe Nyusi.
Durante esta visita, que iniciou na quarta-feira, o Presidente moçambicano já foi recebido pelo homólogo argelino, Abdelmadjid Tebboune, ocasião em que incentivou os empresários do país a investirem em Moçambique, garantindo que existem espaços privilegiados para as empresas argelinas participarem, de forma individual ou em parceria com as moçambicanas, na exploração e transformação dos recursos naturais do país.
Os dois governantes acordaram ainda a realização da sexta sessão da comissão mista entre os ambos os países. “Esta é uma oportunidade ímpar para a concertação das ações para a satisfação dos nossos interesses coletivos”, garantiu Nyusi.
Durante esta visita de trabalho, os dois governos assinaram instrumentos jurídicos para cooperação nas áreas de hidrocarbonetos, energia, agricultura, pesca e segurança pública e militar.