O E-business, ou comércio electrónico, é um termo que se refere a empresas que operam totalmente no ambiente digital. O termo pode ser usado para descrever empresas que são totalmente digitais ou que migraram do mundo físico para o digital.
Veja, a seguir, algumas das vantagens que o comércio electrónico traz para as empresas, clientes e sociedade como um todo.
Empresas
- Possibilidade de fazer os produtos ou serviços terem um alcance global;
- Redução de custos, principalmente quando o comércio electrónico faz Dropshipping, por exemplo;
- Melhorias na gestão da cadeia de suprimentos;
- Surgimento de novos modelos de negócio, baseados no digital;
- Maior eficiência no Procurement;
- Extensão no tempo de funcionamento, principalmente com o uso de chatbots.
Clientes
- Maior acesso a produtos e serviços diferenciados do mercado local;
- Maior disponibilidade de informações sobre a empresa;
- Menos impostos, no caso de produtos importados.
Sociedade
- Aumento da qualidade de vida;
- Maior acesso desse ramo de negócios a pessoas menos favorecidas, pelo seu baixo custo;
- Mais disponibilidade de serviços públicos.
Tais pontos positivos também impactam na macroeconomia, com uma menor volatilidade na produção dos bens e serviços, menor necessidade de mão-de-obra técnica – o que estimula a qualificação no trabalho – e mais agilidade na identificação e cumprimento das necessidades dos consumidores.
Fonte: Mais Retorno
































































