A Fábrica de Explosivos de Moçambique (FEM), no âmbito da sua política de responsabilidade social, financiou a reabilitação e construção de salas de aula da Escola Básica 25 de Setembro, localizada no bairro da Mafarinha, no distrito de Dondo, província de Sofala. As obras foram executadas em parceria com o conselho municipal de Dondo.
Segundo um comunicado, com as novas salas, o número de alunos que estudam ao relento e de desistentes irá diminuir, principalmente no período chuvoso, acrescentando que durante a cerimónia de inauguração da infra-estrutura foram também entregues 150 mochilas com diverso material escolar.
No seu discurso, o presidente do município de Dondo, Manuel Chaparica, afirmou que o Executivo está comprometido em garantir a construção e manutenção das infra-estruturas escolares ao nível da autarquia que dirige, tendo agradecido o emprenho da FEM por colaborar para a melhoria da escola.
“Agradecemos ao FEM por ter atendido ao pedido formulado para ajudar as crianças e os munícipes na construção e reabilitação das oito salas de aula”, avançou.
Por sua vez, o director da Delegação da FEM na Beira, Sérgio Ferreira, referiu a “grande satisfação com que efectuamos a entrega destas salas que vão beneficiar mais de 500 alunos, proporcionando-lhes um ambiente de aprendizagem mais adequado e seguro”.
“Com estas novas instalações, estamos a contribuir para a redução do número de alunos sem acesso a salas de aula e a melhorar a qualidade do ensino na região. Acreditamos que a educação é a base para o desenvolvimento da comunidade e estamos empenhados em contribuir para um futuro melhor das crianças moçambicanas”, concluiu.
A Fábrica de Explosivos de Moçambique é uma empresa especializada no fabrico e aplicação de explosivos com fins comerciais, tem a sua sede na província de Maputo e conta com delegações em Tete, Sofala e Nampula. Encontra-se também representada na Zâmbia, República Democrática do Congo e Maláui.