O embaixador de Moçambique para Timor-Leste e Indonésia, Belmiro José Malate, afirmou que o País está disponível para apoiar as autoridades timorenses na capacitação de quadros e na formação de professores em língua portuguesa.
“Durante o encontro que tive com o primeiro-ministro Kay Rala Xanana Gusmão, discutimos alguns assuntos que poderão entrar para a área de cooperação entre os dois países, nomeadamente no que diz respeito à formação e capacitação de quadros, visto que Moçambique possui alguma experiência e pode ajudar o Governo de Timor”, explicou.
Falando nesta terça-feira (20), após uma audiência com o governante timorense, o diplomata salientou que a formação de professores de língua portuguesa é um dos grandes desafios que Timor-Leste enfrenta actualmente, havendo a necessidade de massificar e desenvolver o sector da Educação naquele país.
“Na reunião, debatemos as questões relacionadas com os grandes projectos de gás, nas quais vislumbrámos uma futura colaboração. Estamos interessados em fortalecer as relações nos domínios económico e político”, destacou.
Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo, localizado no sudeste asiático, que ocupa metade da ilha de Timor. É cercado por recifes de corais repletos de vida marinha e a sua economia assenta na produção de cacau, café, cravo e coco.
Nos últimos anos, foram encontrados importantes reservas de petróleo e gás natural.