Chegou o mês dos namorados, um período dedicado à celebração do amor em todo o mundo. Enquanto muitos optam por expressar o afecto através de flores ou chocolates, outros procuram experiências únicas e memoráveis para partilhar. Este ano, que tal transformar o Dia dos Namorados numa viagem romântica e inesquecível à África do Sul?
Conhecida pela sua diversidade cultural, beleza natural e história rica, a vizinha África do Sul oferece o cenário perfeito para uma escapadela romântica. Desde as vastas planícies povoadas de animais selvagens do Parque Nacional Kruger até às paisagens dramáticas ao lado de requintados recantos urbanos na Cidade do Cabo e península, quase todos os destinos deste país cativam os corações dos apaixonados.
Vamos explorar as razões pelas quais a África do Sul é uma escolha a ter em conta para quem procura uma experiência única no mês dos namorados, com as dicas do blog de viagens “Se Lança”.
Uma das experiências que diferenciam a África do Sul é passear pela savana e encontrar, quase cara a cara, cada um dos “big five”, ou seja, os cinco animais mais difíceis de caçar: leão, rinoceronte, leopardo, búfalo e elefante. Hoje em dia, a ‘caça’ é feita com os olhos na câmara e as fotografias são os troféus.
Entre os melhores parques para um safari na África do Sul estão o Kruger (a cerca de hora e meia de Maputo), o Pilanesberg e Madikwe. Nestes locais, existem alojamentos cujas reservas estão disponíveis na Internet, mas há também uma variedade de hotéis de luxo. Imagine-se a bebericar vinho sob o céu estrelado e a ouvir o rugido dos animais!
Península do Cabo
É difícil conhecer alguém que não se tenha apaixonado pela Cidade do Cabo, também conhecida como a Cidade-Mãe, a primeira metrópole da África do Sul. Rodeada de montanhas e praias, a Cidade do Cabo é deslumbrante e ponto de partida para conhecer uma península com paisagens diversas – até ao Cabo da Boas Esperança – e cativantes, ao lado de uma oferta de serviços moderna e de qualidade.
Há ainda outras diversões a não perder: apanhar o teleférico para Table Mountain, visitar o famoso Cabo da Boa Esperança ou os pinguins em Boulders Beach. Depois, há que relaxar à beira da praia de Camps Bay, um luxo, a antecipar a escolha de qualquer um dos prestigiados restaurantes…
Começando pela cidade, há que passear pelo Waterfront, um dos pontos mais vibrantes da urbe. Antiga zona portuária, foi totalmente remodelada e é um cais com restaurantes, lojas, centros comerciais e muita gente animada. Aproveite para andar na roda gigante. É daqui que saem os passeios de barco para explorar a orla e assistir ao pôr-do-sol. Um programa super romântico.
Há ainda outras diversões a não perder: apanhar o teleférico para Table Mountain, visitar o famoso Cabo da Boa Esperança ou os pinguins em Boulders Beach. Depois, há que relaxar à beira da praia de Camps Bay, um luxo, a antecipar a escolha de qualquer um dos prestigiados restaurantes que a cidade oferece para uma noite bem passada.
Adegas sul-africanas
Visite as adegas nas cidades de Franschhoek e Stellenbosch. Faça uma degustação de vinhos e aproveite o ar do campo. Também é possível dormir numa adega, o que é altamente recomendado e romântico! Não deixe de provar um vinho feito com a uva local, a Pinotage.
E para terminar a aventura romântica à África do Sul, reserve um tempo para Joanesburgo. Sandton é destino de compras e os pontos de interesse incluem o Museu do Apartheid, para conhecer a história do país – se não tiver tido a oportunidade de visitar o Robben Island Museum, ao largo da Cidade do Cabo, onde Nelson Mandela viveu encarcerado.
Texto: Ana Mangana • Fotografia: Mariano Silva & D.R.