Elon Musk, nascido em Pretória, dono da Tesla e da rede social X, entrou em 2024 com o título de homem mais rico do mundo, segundo o ranking anual da Bloomberg. A lista que reúne os 500 maiores bilionários do planeta inclui outros empresários africanos, entre os quais o nigeriano Aliko Dangote, líder do maior conglomerado industrial do continente.
A lista deste ano publicada pela revista Bloomberg é liderada pelo empresário sul-africano Elon Musk (que tem tripla nacionalidade da África do Sul, Estados Unidos e Canadá), com uma fortuna avaliada em 229 mil milhões de dólares.
O crescimento deve-se sobretudo à valorização em bolsa da Tesla, líder global no segmento dos veículos eléctricos que fechou o ano com um valor de mercado de 102 mil milhões de dólares, e também aos bons resultados de outras empresas que fundou, tais como a Space X, a pioneira dos voos comerciais à Lua, e cuja unidade mais lucrativa é a oferta de Internet por satélite, que fez disparar o valor da empresa para 53,2 mil milhões de dólares.
É também dono da The Boring Company, que se dedica à construção de tuneis subterrâneos (3,3 mil milhões de dólares) e da Neurolink, empresa de vanguarda na neurotecnologia e Inteligência Artificial (5 mil milhões de dólares). Em sentido contrário está a polémica e mediática X Corp, dona da rede social “X” (assim rebaptizada por Elon Musk após a compra do Twitter), hoje avaliada em 9,3 mil milhões de dólares, ou seja, 72% abaixo do valor de aquisição em Outubro de 2022.
Conheça outros bilionários africanos presentes no Bloomberg Billionaires Index 2024
Aliko Dangote, Nigéria
Fortuna: 15,4 mil milhões de dólares
Posição no ranking global: 124.º lugar
É o proprietário do Dangote Group que inclui a maior produtora de cimento do continente (Dangote Cement) e outras empresas industriais nos sectores do açúcar, sal, petróleo (a sua refinaria está em construção desde 2016 e espera-se que seja uma das maiores do mundo), fertilizantes (a fábrica foi inaugurada em 2022), automóveis (fábrica da marca Peugeot) e alimentos. É também conhecido pela sua actividade filantrópica, sobretudo na área da saúde e do futebol (é fã do Arsenal e patrocinador da selecção nigeriana). Aliko Dangote tem 66 anos, vive em Lagos, fez os estudos no Cairo e é pai de quatro filhos, um dos quais adoptivos.
Johann Rupert, África do Sul
Fortuna: 12 mil milhões de dólares
Posição no ranking global: 166.º lugar
Através de um fundo familiar, Johann Rupert, controla a Compagnie Financiere Richemont, a maior produtora mundial de relógios de luxo, que tem no portefólio marcas como a Jaeger-LeCoultre e Cartier. Outra das suas holdings mais importantes é a investidora Remgro, com sede em Stellenbosch (Cape Town) que participa em mais 30 empresas. Tem 73 anos, é pai de três filhos, e ao mesmo tempo é um entusiasta da conservação da Natureza e do desporto (foi jogador de críquete) e o fundador da Laureus Sport for Good Foundation e da Sports Science Institute.
Nicky Oppenheimer, África do Sul
Fortuna: 9,75 mil milhões de dólares
Posição no ranking global: 227.º lugar
A sua família construiu um império nos diamantes (em 2012, vendeu a participação de 40% na De Beers, ao grupo mineiro Anglo American, por 5,2 mil milhões de dólares). Hoje é dono das casas de investimento Stockdale Street, com sede em Londres e na Tana Africa Capital, em Joanesburgo, e conta com participações em empresas da África, Ásia, Europa e Estados Unidos.
Nassef Sawiris, Egipto
Fortuna: 8,23 mil milhões de dólares
Posição no ranking global: 290.º lugar
Detém 39% da OCI, produtora de fertilizantes com sede nos Países Baixos, que é um spin-off da empresa familiar Orascom Construction, fundada pelo seu pai Onsi Sawiris. Outras das participações importantes são os 7% que possui na alemã Adidas, os 6% na norte-americana MSG Sports, dona dos New York Knicks e os 5% na empresa química francesa Arkema.
Natie Kirsh, Essuatíni
Fortuna: 7,48 mil milhões de dólares
Posição no ranking global: 320º lugar
Com dupla nacionalidade da Essuatíni (ex-Swazilândia, onde nasceu e vive atualmente) e da África do Sul, é dono do Kirsh Group que controla a Jetro Holdings que detém, entre outras, as cadeias Restaurant Depot e Jetro Cash & Carry nos Estados Unidos. A sua Fundação Kirsh lidera vários projetos de filantropia, nas áreas do empreendedorismo, educação e saúde.
Naguib Sawiris, Egipto
Fortuna: 6,32 mil milhões de dólares
Posição no ranking global: 408.º lugar
Irmão mais velho de Nassef Sawiris lidera a holding de investimentos La Mancha Resources, com sede no Luxemburgo, que detém participações em várias empresas mineiras. É um dos investidores de referência do canal televisivo Euronews.
Veja os 15 maiores bilionários do mundo…
No ranking, Elon Musk destronou do primeiro lugar o francês Bernard Arnault (dono do grupo LVMH que engloba marcas de luxo como Louis Vuitton, Christian Dior, Givenchy, Dom Pérignon, Veuve Clicquot, Tag Heuer e Tiffany & Co), ao passo que a terceira posição continua a ser ocupada por Jeff Bezos, fundador da Amazon.
O top 10 é dominado pelos bilionários americanos do sector da tecnologia. Destaque também para o 12.º lugar de Françoise Bettencourt Meyers, herdeira do grupo L’Oréal e a mulher mais rica do mundo.
Elon Musk, CEO da Tesla e dono do X, 229 mil milhões de dólares
Bernard Arnault, dono do grupo LVMH, 179 mil milhões de dólares
Jeff Bezos, fundador da Amazon, 177 mil milhões de dólares
Bill Gates, fundador da Microsoft, 141 mil milhões de dólares
Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft e dono do Los Angeles Clippers, 131 mil milhões de dólares
Mark Zuckerberg, fundador da Meta, 128 mil milhões de dólares
Larry Page, co-fundador da Google, 126 mil milhões de dólares
Larry Ellison, co-fundador da Oracle, 123 mil milhões de dólares
Sergey Brin, co-fundador da Google, 120 mil milhões de dólares
Warren Buffett, chairman da Berkshire Hathaway, 120 mil milhões de dólares
Carlos Slim, dono da América Móvil, 104 mil milhões de dólares
Françoise Bettencourt Meyers, herdeira da L’Oréal, 100 mil milhões de dólares
Mukesh Ambani, dono da Reliance Industries Limited, 97 mil milhões de dólares
Amancio Ortega, fundador da Inditex, 88 mil milhões de dólares
Gautam Adani, fundador do Adani Group, 83 mil milhões de dólares
Valores em mil milhões de dólares segundo cotações de 2 de Janeiro de 2024
Fonte: Bloomberg Billionaires Index (o ranking é atualizado periodicamente)
Texto: Jaime Fidalgo