A multinacional sul-africana Sasol informou esta quarta-feira, 7 de Fevereiro, que lançou o 4.º ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais, implementado no âmbito da estratégia de Conteúdo Local da empresa, em parceria com o Governo de Moçambique.
Segundo um comunicado da empresa, vinte companhias provenientes das cidades de Maxixe e Inhambane irão beneficiar do ciclo de formação. “De lembrar que o programa tem por objectivo capacitar empresas locais para se tornarem mais competitivas, com vista a posicionarem-se no mercado de forma mais activa. Ademais, o programa conta com sessões personalizadas de mentoria, de acordo com as necessidades dos empresários locais”, lê-se no documento da empresa.
Por ocasião do evento de lançamento, a administradora da cidade de Maxixe, Maria Do Céu Cumbana, indicou que este progresso reafirma a dedicação da Sasol em prol do crescimento das empresas locais, através da provisão de ferramentas para o alcance de novos patamares de sucesso.
A fonte salientou ainda a importância de todas as empresas abraçarem a iniciativa para elevar os seus padrões de prestação de serviços e fornecimento de bens.
A Sasol informa ainda que, nos dois primeiros ciclos de formação e mentoria, participaram 40 empresas baseadas na província de Inhambane (maioritariamente do distrito de Vilankulo), representadas por 88 participantes, dos quais 30 mulheres. Actualmente, 20 empresas dos distritos de Inhassoro e Govuro estão a participar no 3.º ciclo do programa, que terminará em meados de Março de 2024. No total, 138 empresas moçambicanas, representadas por mais de 200 pessoas, já beneficiaram destas formações.