Existem múltiplos factores que afectam significativamente o metabolismo – o processo que converte os alimentos em energia – e alguns são fáceis de controlar. E, claro, nesta lista inclui-se a alimentação.
Começar o dia com determinados alimentos pode ajudá-lo (e muito) a acelerar o metabolismo e a queimar mais calorias. Estes são alguns exemplos sugeridos pela nutricionista Krutika Nanavati, citada pelo BestLife.
Papas de aveia
É uma opção rica em fibras solúveis que “abrandam a digestão e estabilizam o açúcar no sangue, o que evita quedas e picos capazes de desencadear desejos de fome e potenciais excessos”, explica a nutricionista.
Ovos
Têm muita proteína, o que ajuda a manter “a sensação de saciedade durante mais tempo, reduzindo os desejos e o potencial de comer em excesso”, acrescenta.
Iogurte grego
É uma “fonte fantástica de proteínas e probióticos amigos do intestino”, estimula a queima de calorias e “apoia uma digestão saudável, o que desempenha um papel vital no metabolismo geral”.
Sementes de chia
Têm muitas “fibras e ácidos ómega-3”. Conseguem ainda absorver “os líquidos, expandindo-se no estômago para o manter cheio e potencialmente aumentando a queima de calorias através da termogénese”.