A gestão de tesouraria é a área da empresa que gere, controla e regista todas as entradas e saídas de dinheiro. O objectivo é garantir que a mesma disponha, a todo o momento, de recursos financeiros suficientes para fazer face a todas as suas obrigações a curto prazo.
Entre as várias funções dos gestores financeiros das empresas, destacam-se, pela sua importância, as seguintes:
Controlo dos recebimentos
O controlo dos recebimentos deve ser feito de forma exaustiva, acompanhando as dívidas de clientes com pagamentos pendentes e solicitando a regularização imediata dos clientes com pagamentos em atraso.
Gestão dos pagamentos
É essencial cumprir as obrigações de pagamento estipuladas com os fornecedores, visto que o não cumprimento pode levar à interrupção da prestação de serviços ou à suspensão do crédito, exigindo pagamentos antecipados. Para gerir correctamente, é indispensável a existência de um responsável pelas contas a pagar, como acontece frequentemente nas grandes empresas.
Negociações bancárias e prestação de informações aos organismos financeiros
Quando a empresa necessita de financiar as suas operações, cabe ao gestor de tesouraria ou ao director financeiro negociar as condições com as instituições de crédito, bem como fornecer informações sobre a empresa para que possa ser feita uma análise de risco.
Assegurar o cumprimento das condições acordadas com as instituições financeiras
Pode acontecer que sejam acordadas determinadas condições para certos serviços bancários e que, passado algum tempo, voltem a ser aplicadas as normais. Da mesma forma, certas condições podem não ser aplicadas devido ao cumprimento de uma série de requisitos ou se surgirem liquidações bancárias incorrectas.
Elaboração de previsões e orçamentos de tesouraria
É fundamental conhecer as necessidades futuras de liquidez da empresa, pelo que é essencial elaborar um orçamento de tesouraria que permita determinar se a actividade corrente da organização poderá fazer face às suas despesas e investimentos ou se, pelo contrário, será necessário financiar determinados investimentos ou mesmo o fundo de maneio da empresa.
Gestão das coberturas de taxas de câmbio e de juros
Alterações súbitas nas taxas de câmbio das moedas utilizadas pela empresa ou nas taxas de juro podem representar uma quebra significativa para as empresas e devem ser acompanhadas de perto pelos responsáveis de tesouraria.
Funcionamento diário e contabilização das operações
Todas as operações de tesouraria têm uma contrapartida contabilística que deve ser registada.
Fonte: Sage