O ouro está a valorizar, beneficiando de um dólar ligeiramente mais fraco antes da divulgação da leitura da inflação de Dezembro nos Estados Unidos. A queda da “nota verde” tende a beneficiar o metal precioso que, por ser cotado em dólares, se torna mais atractivo para quem negoceia noutras moedas.
O ouro spot sobe 0,3% para 2030,56 dólares por onça. Noutros metais, o paládio ganha 0,84% para 1011,91 dólares e a platina soma 0,46% para 926,89 dólares.
Os números da inflação na maior economia mundial podem ajudar a um posicionamento sobre a altura que a Reserva Federal (Fed) norte-americana irá começar a baixar os juros.
No mercado cambial, o euro negoceia na linha de água, estando a desvalorizar 0,01% para 1,0972 dólares. A divisa norte-americana perde 0,13% face ao iene, que recupera ligeiramente após dois dias de quedas, e 0,01% perante o franco suíço.
O presidente da Fed de Nova Iorque, John Williams, disse, na quarta-feira (10), que a política monetária está em níveis suficientemente restritivos para levar a inflação à meta do banco central (2%), mas que os governantes da autoridade monetária precisam de mais provas sobre a descida do aumento dos preços.
Uma queda da inflação maior do que a antecipada poderá significar perdas mais elevadas para o dólar, uma vez que será vista como um sinal de que a Fed está a conseguir o seu objectivo.