Minibus, minivan, monovolume? O Hyper Tourer é um conceito futurista em que os veículos eléctricos autónomos serão amplos espaços de convívio geridos por IA.
O evento Japan Mobility Show 2023 serviu de palco para a Nissan apresentar um novo conceito automóvel, a carrinha monovolume Hyper Tourer, modelo futurista com funcionalidades surpreendentes.
É um veículo 100% eléctrico com o objectivo de antever um futuro monovolume de luxo de alta tecnologia com capacidade de condução autónoma.
O desenho exterior do automóvel conjuga aerodinâmica com linhas rectas abruptas – foram criados canais na carroçaria para suavizar o fluxo de ar e as jantes foram concebidas para uma rolagem com o menor arrastamento possível.
O Hyper Tourer não tem espelhos retrovisores exteriores nem puxadores de porta. O novo conceito da marca apresenta formas angulares agressivas e uma superfície vidrada que se funde com a carroçaria. A asa traseira é uma referência à herança desportiva da marca Nissan.
O luxo é uma realidade muito acentuada no interior deste monovolume, onde a marca japonesa combina tecnologia com a essência do “omotenashi” (hospitalidade japonesa). O modelo Hyper Tourer foi desenvolvido para as viagens de longa distância.
A Nissan explica ainda que a Hyper Tourer recorre à Inteligência Artificial para monitorizar vários aspectos da saúde dos passageiros, tais como o ritmo cardíaco, respiração e transpiração
Os assentos giram e viram-se uns para os outros, como se o interior fosse uma acolhedora sala de estar. Ao girar 360 graus, os passageiros da frente e de trás ficam frente-a-frente quando o automóvel está a conduzir de forma autónoma.
Os passageiros da retaguarda também podem usar um visor semelhante a óculos de realidade virtual para controlar o ecrã de entretenimento, à frente. As baterias de alta densidade foram embaladas de forma que maximizem o espaço interior e mantenham o centro de gravidade o mais baixo possível, para permitir uma aceleração e travagem mais suaves, e curvas feitas sem oscilação.
A Nissan explica ainda que a Hyper Tourer recorre à Inteligência Artificial para monitorizar vários aspectos da saúde dos passageiros, tais como o ritmo cardíaco, respiração e transpiração. Manter a boa disposição é outro dos objectivos.
A viatura traz a possibilidade de ajustar automaticamente a iluminação ambiente, tem painéis LED planos no piso, que podem mostrar imagens de rios, céu azul ou outras.
Pode ainda seleccionar música de forma que se adeque ao estado de espírito do condutor e dos passageiros. As funcionalidades são imensas, resta saber quais serão seleccionadas na eventualidade de este conceito chegar à fase de protótipo.