A empresa indiana Banaras Locomotive Works (BLW) confirma a recepção de uma nova encomenda de Moçambique para o fabrico e fornecimento de dez novas locomotivas diesel com bitola do Cabo, informou esta segunda-feira, 1 de Janeiro, a Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Recentemente, a BLW exportou sete locomotivas diesel com bitola do Cabo para Moçambique.
O porta-voz da empresa, Rajesh Kumar, referiu que as novas locomotivas deverão ter uma potência adicional de 10% comparativamente com a encomenda anterior.
“As novas locomotivas terão uma potência impressionante de 3300 CV, um aumento significativo em relação aos 3000 CV da encomenda anterior”, disse Rajesh Kumar, citado pelo jornal electrónico Times of India.
A fonte referiu que as novas locomotivas serão dotadas com ponta na cabina do maquinista, incluindo a conformidade com as normas em matéria de ruído, vibrações e dureza, assentos ergonómicos, ecrã gráfico integrado para o maquinista, aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) para maior conforto da tripulação e redução da fadiga.
As facilidades a bordo, incluindo sistema sanitário, sistema de refrigeração e uma placa de aquecimento, contribuem para melhorar o ambiente de trabalho.
“Equipadas com um sistema de travagem controlado por computador, as locomotivas asseguram os mais elevados padrões de segurança, fiabilidade e facilidade de manutenção”, afirmou Rajesh Kumar, acrescentando que a utilização de tubos de aço inoxidável garante a resistência à corrosão, o que torna as locomotivas simultaneamente mais rentáveis e em conformidade com as normas internacionais.
O responsável adiantou ainda que o fabrico destas locomotivas na BLW é parte integrante da iniciativa “Make-in-India”, que mostra as capacidades da engenharia indiana a nível mundial.
“A exportação de locomotivas para Moçambique não se trata apenas de uma transacção comercial: é uma iniciativa que reforça a relação indo-africana”, apontou.
A BLW garante estar preparada para futuras encomendas. Aliás, espera receber brevemente mais uma de cinco locomotivas diesel de bitola do Cabo para Moçambique.