A ETU Energias S.A. finalizou a aquisição de uma participação de 2,5% da empresa tailandesa PTTEP, no Bloco 17/06 offshore Angola, anunciou nesta quinta-feira, 28 de Dezembro, a maior petrolífera privada angolana.
De acordo com uma nota da Etu Energias S.A, antiga Somoil – Sociedade Petrolífera Angolana S.A., o processo teve início em Dezembro de 2022, no âmbito da sua estratégia de crescimento, com a assinatura do contrato de compra e venda do referido interesse participativo, cujo valor não foi revelado devido a questões de confidencialidade contratual.
Assim, o grupo empreiteiro do bloco localizado a 150 quilómetros da costa angolana fica agora composto pela Total Energies (30%), operador, Sonangol P&P (30%), SSI (27,5%), Etu Energias B17/06 (7,5%) e Falcon Oil (5%).
O comunicado da petrolífera realça que o Bloco 17/06 teve recentemente aprovado o investimento no campo Begónia, o qual será conectado à unidade de produção e armazenamento (FPSO) Pazflor, já em operação no Bloco 17, também operado pela TotalEnergies, antecipando-se o início da produção em 2024.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração da Etu Energias, Edson dos Santos, citado na nota, referiu que a conclusão desta aquisição representa para a empresa o reforço da sua participação num bloco “que está já em fase de desenvolvimento e que tem um excelente potencial, incluindo de gás natural”.
“A Etu Energias continua focada em aumentar o seu portefólio de activos de modo que garanta um crescimento lucrativo e sustentável,” sublinhou Edson dos Santos.