Um grupo de investigadores liderado pelo cientista Ziyuan Wang, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, apresentou um sistema de vestuário termorregulador bidireccional alimentado por energia solar.
A criação combina uma célula solar flexível com um dispositivo electrocrómico bidireccional, resultando num mecanismo único e flexível que pode ser integrado no vestuário convencional. Este dispositivo auto-suficiente é alimentado pela luz solar, eliminando a necessidade de fontes de energia externas. A tecnologia é promissora e tem o potencial de transformar a forma como os seres humanos gerem a sua temperatura corporal.
Inovações como esta tornam-se ainda mais importantes à medida que o planeta aquece e as ondas de calor se tornam mais frequentes. Ao contrário das abordagens convencionais de vestuário termorregulador, que normalmente se concentram apenas em manter o utilizador quente ou frio, o novo sistema é capaz de responder rapidamente a mudanças complexas e rápidas nas condições ambientais.
Trata-se de um marco significativo, especialmente em locais difíceis como as regiões polares, os desertos ou mesmo no espaço, onde as temperaturas podem variar drasticamente.
De acordo com o site Giz Modo, durante os dias quentes, o dispositivo é capaz de arrefecer a pele, enquanto no escuro ou à noite mantém o corpo mais quente do que a pele nua. O resultado é uma temperatura da pele humana dentro de uma zona de conforto térmico, mesmo em espaços onde a temperatura ambiente varia entre 12,5°C e 37,6°C.
Os investigadores salientam que o dispositivo pode proporcionar 24 horas de termorregulação controlável com apenas 12 horas de energia solar. Este avanço inovador abre possibilidades para sistemas de gestão térmica localizados, activamente controlados, autoalimentados e vestíveis, expandindo a adaptação humana a ambientes difíceis. Além disso, a energia adicional recolhida pelo dispositivo pode ser utilizada para alimentar dispositivos electrónicos em condições especiais. O estudo foi revelado numa publicação na revista Science.