Um grupo de investigadores da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, desenvolveram uma mão robótica que funciona como um membro humano real e que pode ser produzida por uma impressora 3D em cerca de dez minutos.
A equipa publicou um artigo revelando que a prótese, concebida para ser leve e acessível, pesa cerca de 255g e custará 500 dólares (31,6 mil meticais).
De acordo com o portal R7, a mão também possui nove articulações nos dedos e foi projectada para ser totalmente funcional, desde as tarefas mais básicas do dia-a-dia, utilizando uma força de tracção e pressão relativamente alta.
“O fabrico simples da mão ST3P pode ajudar-nos a dar um passo em frente na realização de mãos protésicas robóticas totalmente personalizadas com baixo custo e esforço”, explicou um porta-voz da equipa.
O grupo de investigação decidiu utilizar a impressão 3D numa única etapa devido à sua capacidade de criar designs complicados sem a necessidade de os montar. No entanto, este método de fabrico trouxe alguns problemas para os criadores. O principal foi a precisão, que nem sempre é a melhor. Além disso, não foi possível criar uma superfície móvel firmemente combinada.
Para resolver este problema, conceberam articulações que têm um espaço entre os componentes, para ajudar a mão a criar movimentos imparciais utilizando a elasticidade dos ligamentos.
Ainda não há previsão para que o projecto se torne um produto comercial, mas os investigadores estão optimistas com os avanços representados pela mão robótica.