O Standard Bank de Angola (SBA) foi distinguido como o “Banco do Ano em Angola”, em 2023, pela revista The Banker, do grupo Financial Times, pelo seu projecto inovador OneFarm e pela expansão da sua rede de agências bancárias Ponto Azul, comunica o Jornal de Angola.
O prémio foi entregue numa cerimónia realizada em Inglaterra, ao presidente da Comissão Executiva do SBA, Luís Teles, citado no documento a considerar que a distinção é, acima de tudo, o resultado do trabalho desenvolvido pelo banco e “o reconhecimento da dedicação e entrega” dos seus profissionais.
Segundo a revista The Banker, este ano, o júri ficou impressionado com a plataforma OneFarm do Standard Bank, um serviço destinado aos pequenos agricultores e aos agricultores familiares, o sector que mais emprega no país.
A plataforma digital permite aos agricultores solicitar microcrédito através de um telemóvel USSD (código de serviços suplementares) e registar produtos para vender a uma rede de compradores.
Desenvolvido em colaboração com a Confederação das Cooperativas Agrícolas de Angola, com base numa consulta a 1800 agricultores, o serviço é o primeiro no país que permite àqueles profissionais solicitar pequenos empréstimos através de um serviço totalmente digital.