Os preços do petróleo estão a negociar ligeiramente no verde esta terça-feira, 5 de Dezembro, pressionados pelo cepticismo dos investidores perante a mais recente decisão dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (o chamado grupo OPEP+), da continuada tensão no Médio Oriente e dos fracos dados económicos do maior consumidor mundial de crude, os Estados Unidos.
Em Londres, o Brent do Mar do Norte, que é a referência para as importações europeias, avança 0,03% para 78,05 dólares por barril. O West Texas Intermediate (WTI), benchmark para os Estados Unidos, soma 0,04% para 73,07 dólares por barril.
Esta segunda-feira – perante o cepticismo dos investidores, que tem levado a que os preços continuem a cair – a Arábia Saudita veio tentar animar o mercado.
O príncipe Abdulaziz bin Salman, que é também ministro saudita da Energia, declarou a meio da tarde que os cortes de produção da OPEP+ podem “seguramente” prosseguir depois do primeiro trimestre se tal for necessário.