A Airloom Energy, empresa fornecedora de equipamentos industriais, sediada no Wyoming, Estados Unidos da América (EUA), desenvolveu um novo sistema de energia eólica que promete ser mais compacto e barato, sem perder a eficiência energética.
O equipamento é composto por lâminas de nove metros ao longo de um trilho com altura total de 25 metros, formando uma espécie de carrossel. O modelo é bem mais discreto que as turbinas eólicas convencionais.
Fundada em 2020, a fabricante Airloom Energy utiliza a mesma física que uma turbina eólica de eixo horizontal convencional (HAWT), mas com uma disposição muito diferente. O modelo resulta num dispositivo único de energia eólica à escala dos serviços públicos, que produz a mesma quantidade de energia que uma HAWT com uma pequena fracção da massa e do custo.
“As vantagens ambientais e de custo estendem-se ao longo de todo o ciclo de vida do Airloom”, explicou a empresa num comunicado de imprensa, citado pelo portal Ciclo Vivo. “Utiliza materiais de origem fácil para garantir um fabrico rápido, sendo que um Airloom inteiro de 2,5 MW pode ser transportado num reboque de tractor padrão, pode ser configurado alto ou baixo, curto ou longo, para optimizar a localização e a utilização, e não requer grandes fundações de betão. A diminuição do peso total e dos materiais também significa uma grande redução dos impactos do aterro na sua utilização”.
A Breakthrough Energy Ventures (BEV), empresa fundada por Bill Gates para acelerar a inovação no domínio da energia sustentável, liderou a ronda de quatro milhões de dólares (cerca de 252 milhões de meticais) em financiamento inicial, para aumentar a restauração anunciada no sentido de reduzir para metade o custo da produção de energia eólica.
De acordo com o Ciclo Vivo, o financiamento está a alimentar a investigação e o desenvolvimento do dispositivo de ensaio, concebido para produzir 50 quilowatts (kW) de electricidade. Prevê-se que os futuros sistemas tenham escala de megawatts e que sejam utilizados centenas de cada vez em parques eólicos de grande escala.
“Durante décadas, a indústria eólica reduziu o custo de produção de energia ao dimensionar turbinas cada vez maiores. Embora este processo tenha sido extremamente bem-sucedido na redução dos custos globais, a abordagem enfrenta, actualmente, desafios em termos de localização e custo dos materiais”, afirmou Carmichael Roberts, líder empresarial do comité de investimento da BEV. “A abordagem única da Airloom pode resolver ambos os problemas, abrindo novas oportunidades de mercado para a energia eólica, que reduzirão ainda mais os custos”, acrescentou.