O X (antigo Twitter) lançou recentemente uma ferramenta de procura de emprego que permite procurar vagas sem sair da rede social.
A nova funcionalidade, chamada X Jobs Search, estava a ser testada desde Agosto e está actualmente disponível para todos, na versão web da plataforma.
Dando um passo adiante na sua promessa de transformar o antigo microblog num “aplicativo de tudo”, reunindo vários serviços num só lugar, Elon Musk afirmou que o recurso vai competir com o LinkedIn, sendo que a ideia é ter um recurso melhor do que o serviço actualmente pertencente à Microsoft.
No entanto, a função de busca de emprego do Twitter é bastante simples de utilizar, pelo menos no início, com apenas dois filtros. Através dela, os utilizadores podem procurar oportunidades de emprego por palavra-chave, como o cargo pretendido ou a empresa, por exemplo, ou introduzindo a localização pretendida.
É importante ressaltar que a rede social X vai colectar os dados relacionados com a actividade de procura de emprego para candidaturas e recomendações, como anunciado pela empresa numa actualização recente da sua política de privacidade. A plataforma também pode armazenar dados sobre preferências profissionais, competências e aptidões.
Segundo o site Tecmundo, para procurar vagas de emprego no antigo Twitter, é necessário aceder ao X Jobs Search pelo navegador. Ao entrar na página, basta usar os dois campos de pesquisa para realizar a busca, informando os dados, e clicar em “Buscar”.
Se a ferramenta encontrar oportunidades disponíveis com base nas informações fornecidas, o usuário verá uma lista de vagas abertas e um pequeno resumo detalhando o trabalho. Se o utilizador decidir candidatar-se, só tem de clicar no botão “Candidatar-se agora” e seguir as instruções no site do recrutador.
De momento, o recurso está em inglês e há poucas vagas disponíveis, a maioria no sector de tecnologia. Acredita-se que a ferramenta irá evoluir e trazer mais oportunidades para o mercado nos próximos dias.