A aposta das organizações na responsabilidade social é, nos nossos dias, uma tendência cada vez mais real. Além do lucro, importa adoptar orientações, tomar decisões e seguir linhas de acção que sejam compatíveis com os fins e valores da nossa sociedade e que vão ao encontro das preocupações dos consumidores.
Os consumidores são cada vez mais exigentes e já não se limitam apenas a adquirir bens e serviços.
A informação está disponível e as pessoas, antes de uma decisão de compra, querem saber que impacto têm as organizações nas comunidades onde operam e no meio ambiente, optando por aquelas que apoiem causas e projectos socialmente responsáveis e que se posicionem enquanto organizações que geram emprego e riqueza.
Uma organização socialmente responsável tem um compromisso para com a comunidade ao nível da preservação ambiental, bem como ao nível do bem-estar das pessoas e do vigor do espaço económico onde actua.
As organizações que tornam pública a sua preocupação com a comunidade conseguem conquistar elevados níveis de confiança junto dos consumidores, aumentando assim a reputação e a credibilidade das suas marcas.
Uma organização socialmente responsável tem um compromisso para com a comunidade ao nível da preservação ambiental, bem como ao nível do bem-estar das pessoas e do vigor do espaço económico onde actua
Partilho, por isso, cinco boas razões para uma organização implementar uma política de responsabilidade social:
1. Criação de um sentimento de pertença à organização: uma estratégia de responsabilidade social motiva e mantém os colaboradores comprometidos, principalmente quando se promovem iniciativas de voluntariado. Consequentemente, aumenta a produtividade e a satisfação no trabalho, além de atrair talentos.
2. Reforço das relações com fornecedores e parceiros: a responsabilidade social fortalece laços, gerando impacto positivo na sociedade e promovendo a construção de um ambiente de cooperativismo nos negócios.
3. Elevação da reputação da organização: entidades socialmente activas melhoram a sua reputação e credibilidade, ao mostrar que estão empenhadas em criar impacto positivo, que se preocupam e querem ajudar.
4. Aumento da vantagem competitiva: organizações comprometidas com a responsabilidade social destacam-se da concorrência e ganham a confiança dos consumidores, mantendo uma reputação sólida. Em paralelo, os consumidores valorizam organizações socialmente responsáveis, mostrando-se mais predispostos a comprar os seus produtos e serviços.
5. Contribuição para um mundo melhor: organizações socialmente responsáveis desempenham um papel activo na mudança positiva do mundo, promovendo sustentabilidade ambiental, satisfazendo as necessidades da população ao redor e estimulando a dinâmica da economia local.
Em suma, a importância da responsabilidade social para as organizações, reside, sem dúvida, no seu impacto positivo.
As organizações que actuam de forma socialmente consciente conquistam melhores resultados a longo prazo, porque, se o impacto na sociedade é positivo, será também positivo para a organização em questão.