O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM) alertou nesta segunda-feira, 20 de Novembro, para uma vaga de calor que já se faz sentir em Maputo e noutras províncias do sul do País, com os termómetros a aproximarem-se dos 40 graus centígrados.
O alerta emitido pelo organismo é válido até às 24h do dia 24 de Novembro e identifica como “áreas de risco” sete distritos da província de Maputo, além da cidade capital e da Matola, 13 distritos de Gaza, a cidade de Xai-Xai e três distritos de Inhambane.
“O INAM prevê a continuação de ocorrência de uma vaga de calor, caracterizada por tempo quente a muito quente e húmido”, refere o aviso daquela instituição, acrescentando a possibilidade de ocorrência de trovoadas e a perspectiva de temperaturas máximas “que poderão variar entre 35 e 38 graus”.
“Adicionalmente, a zona centro do País continua com tempo localmente muito quente, propiciando assim a ocorrência de ventos fortes, aguaceiros, trovoadas e queda de granizo ao longo do vale do Zambeze”, acrescenta o aviso, admitindo que esta vaga de calor pode provocar “desconforto” e recomendando à população a adopção de “medidas de precaução e segurança”.
No final de Setembro, o Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou à preparação da população e das entidades para os previsíveis efeitos do fenómeno ‘El Ninõ’ no País nos próximos meses, com previsões de chuva acima do normal e focos de seca.