O desenvolvimento social e económico da província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, continua a ser um tema de grande destaque ao nível do sector privado e dos diversos parceiros de cooperação, que, nos últimos tempos, têm desencadeado diversas acções com vista a impulsionar a valorização do conteúdo local naquela região.
Entre as acções, destaca-se a campanha “Empresa +Emprego”, uma iniciativa apoiada pela União Europeia e pelo Governo português, através do Instituto Camões, e que está a ser levada a cabo pelo projecto +Emprego e a Confederação das Associações Económicas (CTA), em parceria com o Instituto Nacional de Emprego (INEP) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Intervindo durante a abertura do workshop sobre “Responsabilidade Social, Ambiental e Governação Corporativa”, no âmbito da campanha “Empresa +Emprego”, o embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, considerou que a geração de emprego é prioritária para a valorização do capital humano e para a criação de oportunidades sustentáveis que garantam um futuro próspero para os jovens residentes naquela província, afectados outrora pelo terrorismo.
O diplomata explicou que a promoção da cidadania, a partilha do conhecimento e a coesão social podem gerar valiosos ganhos para a economia local e influenciar o sucesso do ensino e aprendizagem das gerações vindouras.
“O terrorismo não pode ser só enfrentado sob o ponto de vista securitário e militar. É importante implementar acções com impacto social e económico na vida das populações. É necessária a criação de iniciativas [como esta do +Emprego] que respondam às aspirações dos jovens”, clarificou.
De acordo com António Moura, o seu país tem estado a estimular o desenvolvimento do emprego digno para que todos estejam qualificados para responder as exigências do mercado, sobretudo das grandes empresas que exploram petróleo e gás no território nacional, acrescentando que, “tendo em conta os excelentes resultados atingidos, o Governo de Portugal assumiu o desafio de lançar em conjunto a campanha ‘Empresa +Emprego’ para fomentar as boas práticas”.
Por sua vez, o presidente da CTA, Agostinho Vuma, referiu que Moçambique precisa de intensificar as oportunidades de emprego para a juventude, visando responder à pressão demográfica, caracterizada pela entrada anual no mercado laboral de 500 mil candidatos.
“O País vive uma pressão demográfica decorrente tanto da taxa de crescimento populacional, que é de 2,5%, e do facto de cerca de 500 mil jovens procurarem o mercado formal. Reiteramos o nosso compromisso em apoiar, de forma dedicada, as Pequenas e Médias Empresas de Cabo Delgado, através de assistência técnica e acções para a melhoria do ambiente de negócio”, enfatizou.
No entanto, para uma melhor expansão das iniciativas promovidas e alcance das metas previstas, a coordenadora-geral do +Emprego, Cristina Paulo, salientou a importância de as empresas se pautarem pela sustentabilidade ambiental e inclusão durante o processo de contratação e desenvolvimento das suas actividades.
“É responsabilidade do sector privado criar trabalho digno. Claro que o contexto é desafiante e temos tido algumas dificuldades em mobilizar as empresas em Cabo Delgado, mas assumimos essa tarefa de forma responsável. Precisamos de empresas que tenham boas condições, que empreguem mulheres e apoiem jovens, e que estejam em linha com as questões ambientais”, concluiu.
A província de Cabo Delgado tem vindo a ser afectada por um conflito desde 2017 que aterroriza as populações. Grupos de rebeldes armados têm pilhado e massacrado aldeias e vilas um pouco por toda a província e uma variedade de ataques foi reivindicada pelo ‘braço’ do autoproclamado Estado Islâmico naquela região. O conflito já provocou mais de 4000 mortes (dados do The Armed Conflict Location & Event Data Project) e pelo menos um milhão de deslocados, de acordo com um balanço feito pelas autoridades moçambicanas.
A CTA e o projeto +EMPREGO, apoiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões IP, lançaram, em Setembro deste ano, a Campanha “Empresa +Emprego” lançada em parceria com o INEP e a OIT e que visa fomentar a visibilidade das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) com presença em Cabo Delgado que valorizam a qualificação e a empregabilidade dos jovens da Província, assumindo uma postura de responsabilidade social corporativa nesta área.
A Campanha pretende ainda promover o trabalho decente, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, com base em parcerias locais, reduzindo as desigualdades e erradicando a pobreza.