Estudar fora é uma experiência enriquecedora que oferece a oportunidade de obter uma educação de alta qualidade, assim como de mergulhar numa nova cultura e desenvolver competências valiosas. Uma nova plataforma quer aproximar os jovens moçambicanos deste sonho
Completar uma das mais importantes etapas educacionais da vida no estrangeiro abre portas a experiências enriquecedoras, nomeadamente para o currículo profissional. Mas conseguir obter bolsas de estudo e entrar em universidades internacionais pode ser um desafio.
A competição é alta e os recursos financeiros para lá chegar podem ser limitados. Foi com este cenário que Allen Macuácua se inspirou: o jovem moçambicano decidiu desenvolver uma plataforma que simplifique o processo.
A First Education é uma plataforma de apoio a estudantes moçambicanos no processo de candidatura a universidades no exterior.
Oferece quatro tipos de serviço: candidatura a bolsas de estudos, participação em aulas online, preparação para o acesso ao ensino superior e apoio ao autofinanciamento.
“A First Education ajuda os estudantes a adquirir bolsas completas ou parciais para alguns países com os quais temos parceria”, com um acompanhamento integral, “desde a disponibilização de informação até à aceitação do candidato pela instituição”.
Os cursos realizados através de aulas online são um dos atractivos, lado a lado com outros, como o designado “Ano de Fundação”.
Este dedica-se à preparação dos candidatos que não tenham a qualificação exigida para aderir ao programa que pretendem, seja por notas inferiores à média, seja por falta de domínio das disciplinas exigidas.
Depois deste ano de preparação, o estudante deverá estar apto e “pode fazer o ensino online ou ter uma bolsa para o país que deseja”, explica o CEO da First Education.


“Por último, temos o auto-financiamento, um serviço em que o candidato ou o seu encarregado de educação apresenta o valor que tem disponível para custear o curso e nós procuramos por instituições alinhadas com essas capacidades financeiras e qualificações”.
A plataforma está no mercado há quase três anos e já apoiou cerca de 1360 alunos a ingressarem no ensino superior fora do País, bem como em cursos online.
“O nosso objectivo é continuar a apoiar o maior número de estudantes possível e realizar este sonho, ano após ano, com um impacto cada vez maior a nível nacional e internacional”, conta Allen Macuácua.
Mais do que garantir o acesso ao ensino superior, a plataforma é uma forma de fechar a lacuna da desinformação que muitas vezes leva os jovens a desistirem.
“As pessoas acreditam que, para ter bolsas de estudo ou fazer o ensino superior fora do País, precisam de muito dinheiro, acabando por desistir. Mas isso não constitui verdade”, explicou.
Desde a sua criação, a First Education já conseguiu enviar estudantes para países como a Malásia, Portugal, Espanha, China, Índia e Chipre. Para aceder aos serviços da plataforma, basta aceder ao website através do endereço https://firsteducation.edu.mz/ ou das redes sociais como o Facebook ou Instagram.

Texto Ana Mangana • Fotografia D.R.