O petróleo está a valorizar, numa altura em que as atenções dos investidores se viram para a próxima reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+). Além disso, o ouro negro está a ser beneficiado pelo dólar mais baixo, que torna as matérias-primas cotadas em dólares mais atractivas para quem negoceia com outras moedas.
O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 0,82% para 76,51 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, referência para as importações europeias, soma 0,57% para 81,07 dólares por barril.
A OPEP+ tem encontro marcado para o próximo fim-de-semana, estando na agenda uma revisão do mercado global e a definição de prioridades para o próximo ano. A expectativa dos investidores é de que o grupo irá prolongar os cortes nas exportações adoptados este ano.
“Continuamos a esperar que a Arábia Saudita e a Rússia prolonguem os cortes voluntários no início de 2024. Contudo, é menos óbvio se o grupo da OPEP+ irá fazer mais cortes”, afirmou Warren Patterson, responsável pela estratégia de commodities no ING Groep, à Bloomberg.