A Technaxx, empresa alemã de produtos electrónicos, criou uma mesa que pode acomodar até oito pessoas durante as refeições e gerar energia renovável quando não está a ser utilizada.
Concebida para ser uma peça de mobiliário duplamente útil, a mesa é ideal para terraços, varandas e jardins. O equipamento gera 410 W de electricidade e, quando não está a ser utilizada pela família, pode ser ajustada a um ângulo de 20, 30 ou 35 graus para optimizar a produção solar.
De acordo com a fabricante, a instalação é super simples e não requer um electricista ou técnico. A acomodação do centro solar de mesa é simples, pois este vem parcialmente pré-montado, bastando aparafusar as pernas à estrutura para completar.
Segundo o portal Ciclo Vivo, a embalagem inclui um microinversor pré-montado com uma potência de saída até 300 W. Este inversor converte a energia solar gerada em corrente alternada e pode ser facilmente ligado a uma tomada doméstica, fornecendo, assim, energia solar à rede eléctrica doméstica.
Com dimensões de 173 x 114 x 4 cm na superfície e uma estrutura com 125 cm de comprimento, 103 cm de largura e 80 cm de altura, a mesa solar pesa 32,5 kg e pode ser facilmente transportada.
Disponível apenas em preto, tem uma estrutura em alumínio e uma superfície em vidro temperado, com um baixo teor de ferro de 3,2 mm. A fabricante avisa que a carga máxima que o equipamento pode suportar é de 25 kg e que se deve evitar colocar demasiado peso num só ponto.
Outra recomendação importante é evitar deixar a mesa em áreas sombreadas, o que pode prejudicar a geração de energia. “Se a superfície da mesa estiver sombreada, isso reduzirá ou até interromperá a geração de energia, dependendo da extensão do sombreamento”, afirmou a empresa.
A mesa solar já está à venda no site da Technaxx, a partir de 699 euros (cerca de 47 mil meticais).