Moçambique defende maior investimento e acesso aos recursos financeiros e tecnológicos com vista ao desenvolvimento do capital humano, com vista a transformação dos recursos naturais para fomentar a industrialização.
Discursando na segunda edição da cimeira global “Vozes do Sul”, o Presidente da República defendeu que os países em desenvolvimento devem ser devidamente compensados pelos danos e perdas no contexto das mudanças climáticas.
Filipe Nyusi refere ainda que os países membros da plataforma, devem continuar a promover práticas que visam a mitigação dos efeitos dos eventos climatéricos extremos e o reforço da cooperação entre as nações.
Citado pela Rádio Moçambique, o chefe de Estado lembrou que o País, “na qualidade de membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, tem envidado esforços para o estabelecimento da paz e segurança internacional”.
Na ocasião, o Presidente da República manifestou a sua preocupação em relação ao recrudescimento dos conflitos armados no Mundo.
Filipe Nyusi destaca melhorias quanto ao entendimento em relação às preocupações dos países em desenvolvimento.
A cimeira global “Vozes do Sul” é uma plataforma que junta países do sul em desenvolvimento.
A segunda edição foi presidida pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Damodardas Modi, tendo na ocasião destacado a necessidade da construção e promoção de uma parceria eficaz entre os países do sul, através do emprego, da ciência, tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento, de modo a enfrentar as alterações climáticas e ambientais e outros desafios.