A taxa de cobertura de energia em Moçambique aumentou de 48% em 2022, para 52% este ano, anunciou esta sexta-feira, 17 de Novembro, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, durante a inauguração da rede eléctrica do posto administrativo de Zinhane, distrito de Chigubo, em Gaza, sul de Moçambique.
“Em 2021, a taxa de cobertura de energia era de 42%, tendo subido para 48% em 2022 e neste momento situa-se em 52%”, avançou Carlos Zacarias.
Segundo o governante, a rede eléctrica inaugurada hoje está orçada em 49 milhões de meticais, usados para a construção de 35 quilómetros de rede de média tensão, quatro quilómetros de rede de baixa tensão e para a montagem de dois postos de transformação.
Para o ministro, a electrificação de Zinhane vai permitir a melhoria das condições de vida da população local, além de se constituir num “importante activo para o novo dinamismo nas áreas da agricultura, pesca, agro-processamento e turismo”.
Na província de Gaza falta ainda electrificar quatro postos administrativos dos 45 existentes, avançou Carlos Zacarias, pedindo que a população contribua no “combate sem tréguas” à vandalização e ao roubo de equipamento eléctrico, fenómenos que se registam um pouco por todo o País.
Segundo a Electricidade de Moçambique (EDM), Moçambique tem 416 postos administrativos, 318 dos quais estão ligados à Rede Eléctrica Nacional.