Os futuros sobre o principal índice europeu, Euro Stoxx 50, somam 0,4%, antes de serem conhecidos os dados da inflação na Zona Euro e numa altura em que o mercado do bloco está a reagir ao facto de o grupo Alibaba ter cancelado o plano de colocar em bolsa o negócio da cloud.
Esta sexta-feira, 17 de Novembro, o Eurostat divulga a leitura final do índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) em Outubro na Zona Euro, que, a par da inflação subjacente, serve como um importante indicador da evolução dos preços para o Banco Central Europeu (BCE). A taxa de inflação na Zona Euro desacelerou a fundo de 4,3% para 2,9% em Outubro, segundo a estimativa rápida divulgada na terça-feira (14).
Na Ásia, o índice Hong Kong derrapou 2,15%, pressionado sobretudo pelas acções do grupo chinês, que terminaram o dia a tombar quase 10% (9,85%). Já Xangai valorizou 0,11%.
O grupo Alibaba recuou nos planos de colocar em bolsa o negócio de cloud, citando incertezas criadas pelas restrições impostas pelos Estados Unidos da América ao fornecimento de chips avançados (especialmente usados em Inteligência Artificial) a empresas chinesas. O anúncio levou as acções a afundarem cerca de 10% em Wall Street.
Pelo Japão, o Nikkei arrecadou 0,28% e o Topix subiu 0,95%. Na Coreia do Sul, o Kospi cedeu 0,74%.