O Governo moçambicano está disponível para negociar a conversão de dívida em mecanismo de financiamento à “transição climática” com Portugal, disse à Lusa uma fonte do Ministério da Economia e Finanças (MEF).
A exposição e vulnerabilidade de Moçambique ao impacto das mudanças climáticas aumentam o interesse em analisar com os seus parceiros de cooperação esta modalidade de conversão da dívida, revelou a fonte.
“Estamos receptivos e disponíveis para avaliar com os nossos parceiros a viabilidade e possibilidade de conversão da dívida em mecanismo de financiamento à transição climática”, enfatizou a fonte do MEF, explicando que “é uma abordagem que tem sido estudada com diversos credores e podemos discutir com Portugal também”.
A dívida de Moçambique a Portugal ronda os 675 milhões de euros (46,3 mil milhões de meticais).
Este agravamento “foi largamente influenciado pela evolução da dívida interna, num contexto de relativa estabilização da dívida externa”.
No documento, o Ministério da Economia e Finanças (MEF) refere que a dívida externa manteve-se praticamente inalterada até Setembro, em 643,4 mil milhões de meticais, enquanto a dívida interna cresceu 16%, face a Dezembro, chegando a 328,2 mil milhões de meticais no final de Setembro.