O WhatsApp está a receber uma nova funcionalidade de chamada de voz para grupos com um grande volume de participantes. Conforme anunciado no site Tudo Celular, a função permitirá aos membros criar uma “sala” de conversação áudio sem que os outros recebam um alerta de chamada.
Os chats de voz permitirão aos grupos com entre 33 e 128 participantes iniciar uma conversa de voz e continuar a enviar mensagens de texto no chat. Quando a “sala” de áudio for iniciada, em vez de receberem um alerta de chamada invasiva, os membros do grupo receberão uma simples notificação para se juntarem à conversa.
Para iniciar a chamada de voz, basta tocar no botão com o ícone de “onda” no canto superior direito do ecrã. Os participantes que estiverem numa conversa de voz terão os seus ícones e nomes apresentados numa secção na parte inferior, e o estado do chat será apresentado na parte superior durante a conversa. Haverá ainda um botão para silenciar o som.
Há algumas observações na página de suporte do WhatsApp. É referido que a ferramenta só funcionará no dispositivo principal do utilizador, pelo que não é possível iniciar este tipo de chamadas através de um telemóvel secundário ou de um PC.
As conversas de voz terminam automaticamente quando todos os participantes saem da chamada. Se apenas a primeira ou a última pessoa que entrou ainda estiver na sala, o chat é desligado após 60 minutos.
Vale a pena lembrar que esta funcionalidade está em fase de testes com os utilizadores desde Março, e já se encontra, há anos, noutras aplicações de mensagens populares como o Telegram e o Discord. Esta é uma forma de tornar a comunicação mais eficiente e menos invasiva em grupos com vários participantes.