A Engie Energy Access, através da sua base em Moçambique, e a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) assinaram nesta quinta-feira, 16 de Novembro, em Maputo, um acordo de entendimento com vista à capacitação da comunidade sobre a importância dos sistemas solares.
“O memorando de entendimento surge para promover a transição energética, bem como para cumprir a nossa missão de impactar as comunidades com energia limpa e capacitá-las com formação abrangente sobre acesso a dinheiro móvel e mecanismos financeiros, no sentido de melhorar a inclusão financeira e o empoderamento económico”, avançou o director-geral da Engie Energy Access Moçambique, Júnior Kwebiiha.
O responsável salientou ainda que “juntamente com a FDC, iremos acarinhar as comunidades rurais em Moçambique, facilitando a adopção generalizada de sistemas solares domésticos e a sua utilização produtiva, combatendo, assim, a pobreza e promovendo a equidade social”.
Por sua vez, o administrador-delegado da FDC, Diogo Milagre, explicou que, com esta parceria, pretende-se assegurar o pleno e efectivo desenvolvimento das comunidades, assim como do País no geral.
“A energia é um ingrediente indispensável para o desenvolvimento e, particularmente, quando se trata da renovável, em que estamos alinhados com os objectivos internacionais, de descarbonizar o planeta. Este acordo é um grande passo para a geração de auto-emprego”, destacou.
A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade é uma organização não-governamental (ONG) e tem como missão fortalecer as capacidades das comunidades, com o objectivo de combater a pobreza e promover a justiça social em Moçambique.