O director de Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Domingos Gove, revelou nesta terça-feira, 14 de Novembro, que, de 2020 até hoje, o Banco Alemão de Cooperação e Desenvolvimento (KfW) já disponibilizou um total de 45 milhões de euros para financiar o fortalecimento da gestão dos recursos naturais.
Intervindo durante a 10.ª reunião anual da Rede das Áreas de Conservação Transfronteiriças (ACTF) da África Austral, que decorre em Maputo, o responsável explicou que a verba financiou oito áreas de conservação, através de concursos lançados em cada país, salientando que a facilidade de acesso ao financiamento tem ajudado na realização das actividades planificadas.
“A facilidade financeira ajuda na concretização dos projectos e eleva a expectativa dos parceiros em investir na protecção das áreas de conservação”, explicou.
Domingos Gove revelou que, nos próximos dias, a ACFT vai receber mais 33 milhões de euros que serão disponibilizados pela União Europeia.
Na última década, o Governo alemão, a União Europeia e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) têm sido parceiros consistentes da África Austral e das ACTF, através da sua cooperação técnica e financeira.
A decorrer por um período de cinco dias (14 a 18 de Novembro), a 10.ª reunião anual da ACTF é um evento organizado pela Agência Nacional para as Áreas de Conservação de Moçambique, com o objectivo de partilhar conhecimento sobre temáticas relacionadas com a preservação do ambiente.