O Governo está em negociações com a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), concessionária da infra-estrutura, para o estabelecimento dos termos e condições visando a extensão do contrato de concessão por um período de 25 anos.
Neste contexto, a concessionária deverá, nos próximos tempos, realizar investimentos adicionais avaliados em dois mil milhões de dólares, no sentido de aumentar a capacidade de manuseamento de carga.
Para o efeito, o Executivo conferiu poderes ao ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, para negociar com o MPDC os termos e condições da adenda ao contrato de concessão.
A informação foi avançada esta terça-feira, 14 de Novembro, em Maputo, pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, no final da 39.ª sessão ordinária do órgão, que debateu e apreciou várias propostas sobre as actividades do Governo.
Com um total de 1058 metros de área de atracação composta pelos cais 6, 7, 8 e 9, o MPDC tem estado, nos últimos anos, a investir na aquisição de novos equipamentos, bem como em trabalhos de ampliação do recinto portuário.
Por exemplo, os cais, reabilitados, ampliados e dragados a uma profundidade de até 16 metros, estão já em plena operação e permitirão ao porto receber e carregar um número cada vez mais elevado de navios de maior calado, aumentando, deste modo, a capacidade de manuseamento de carga.
Há dias, o porto de Maputo registou um novo recorde no manuseamento, ao ultrapassar a marca de 27 milhões de toneladas em 2022 contra os 22 milhões de toneladas do ano anterior, o que equivale a uma subida de 22,7%.