O grupo Mota-Engil assinou um acordo com o African Export-Import Bank (Afreximbank), que visa a disponibilização de um instrumento financeiro de médio e longo prazo no valor de 175 milhões de euros (188 milhões de dólares) para apoiar o projecto Corredor do Lobito.
“O grupo Mota-Engil, através da sua subsidiária Mota-Engil África, informa que celebrou um acordo estratégico (therm sheet) com o Afreximbank, visando apoiar o investimento no projecto Corredor do Lobito, em Angola, concretamente no financiamento da aquisição de equipamentos e outras actividades essenciais ao bom desenvolvimento do mesmo”, indicou, em comunicado.
Este projecto logístico liga Angola, a República Democrática do Congo e a Zâmbia aos mercados globais, através do porto do Lobito.
O acordo prevê a disponibilização de um instrumento financeiro de médio e longo prazo, no valor de 175 milhões de euros, que “permitirá à Mota-Engil África prosseguir com o desenvolvimento do Corredor do Lobito, através da aquisição de equipamento moderno e avançado”.
A construtora garantiu que vai continuar a trabalhar em “estreita colaboração” com todas as partes relacionadas, de modo que garanta o sucesso do projecto e promova o crescimento da região.
“O grupo Mota-Engil está entusiasmado com o reforço desta colaboração estratégica e empenhado em continuar a explorar oportunidades conjuntas, que permitam contribuir para o desenvolvimento sustentável do continente africano, através da promoção de investimento de longo prazo e com foco nas comunidades”, concluiu a nota.