As cidades africanas estão a sofrer uma rápida urbanização, com milhões de pessoas a deslocarem-se das zonas rurais para os centros urbanos em busca de mais oportunidades e melhores condições de vida.
À medida que estas cidades crescem, torna-se cada vez mais importante assegurar uma elevada qualidade de vida aos seus residentes. Uma ferramenta essencial para atingir este objectivo é o desenvolvimento e a implementação de um índice robusto de Qualidade de Vida (QdV) adaptado aos desafios e características únicos dos ambientes urbanos africanos.
A qualidade de vida engloba vários factores que contribuem para o bem-estar geral e satisfação dos indivíduos de uma comunidade. Estes factores incluem, mas não se limitam, a cuidados de saúde, educação, infra-estruturas, segurança, oportunidades de emprego, qualidade ambiental e coesão social.
Um índice de qualidade de vida abrangente fornece uma medição holística destes elementos, oferecendo informações valiosas aos decisores políticos, planeadores urbanos e cidadãos.
Para a Numbeo, plataforma de dados e investigação, a qualidade de vida de uma determinada região é uma pontuação agregada dos seguintes factores: índices de poder de compra, segurança, cuidados de saúde, custo de vida, rácio entre o preço do imóvel e rendimento, tempo de deslocação no trânsito, índice de poluição e climático.
Metodologia
O Índice de Qualidade de Vida é obtido a partir de informações recolhidas pela Numbeo através de inquéritos aos utilizadores, que recolhem as suas opiniões e experiências sobre uma série de tópicos relacionados com o tema.
É utilizada uma fórmula empírica para construir o índice, atribuindo um determinado peso a cada componente de acordo com a sua relevância relativa. A fórmula exacta do Numbeo está sujeita a alterações e pode variar. A qualidade de vida num determinado local é representada numericamente através da combinação dos dados recolhidos para cada factor.
Uma fórmula empírica que leva em conta todos os factores mencionados anteriormente é utilizada para estimar a qualidade de vida geral, com a melhor a ser indicada pela pontuação mais alta.
Abaixo estão os países africanos que se encontram na lista das cidades africanas naquela circunstância.

Fonte: Business Insider