O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e sete parceiros pretendem investir em Zonas Especiais de Processamento Agro-industrial, energias renováveis, incluindo iniciativas como a Desert to Power, e indústria transformadora, nomeadamente a produção de baterias de iões de lítio para veículos eléctricos.
A informação foi avançada no âmbito dos Market Days do Fórum Africano de Investimento 2023, que decorreu entre os dias 8 a 10 de Novembro, em Marraquexe, Marrocos.
O Fórum Africano de Investimento é uma plataforma multilateral centrada na negociação e facilitação de projectos a nível continental entre patrocinadores de projectos, decisores políticos e investidores.
Segundo o portal Africa Investiment Forum, os Market Days do Fórum Africano de Investimento de 2023 geraram 34,82 mil milhões de dólares em interesse de investimento para projectos de infra-estruturas.
De acordo com um comunicado de imprensa divulgado, as edições anteriores dos Market Days atraíram um interesse de investimento acumulado de 142,6 mil milhões de dólares.
“Os Market Days apresentarão transacções em vários sectores nos quais África tem uma vantagem comparativa”, sublinha a nota.
O evento, que decorreu sob o tema “Desbloquear as Cadeias de Valor de África”, reuniu investidores, patrocinadores de transacções, chefes de Governo e instituições financeiras de desenvolvimento para fazer avançar os negócios prontos para receber investimento até ao acordo final.
Os parceiros fundadores do Fórum Africano de Investimento são o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Africa50, o Afreximbank, a Corporação Financeira Africana, o Banco de Desenvolvimento da África Austral, Banco Europeu de Investimento, Banco Islâmico de Desenvolvimento e Banco de Comércio e Desenvolvimento, tendo sido lançado em 2018 para alavancar os recursos colectivos dos seus co-fundadores e reduzir o défice de investimento em infra-estruturas do continente.