A Black Friday, um dos momentos mais aguardados do ano, já se consolidou como um fenómeno no calendário de compras em várias partes do mundo. Este ano, o evento está marcado para o dia 24 de Novembro e promete atrair um número cada vez maior de consumidores em busca de ofertas e descontos imperdíveis.
O sucesso da Black Friday deve-se, em parte, à disseminação da cultura de procura por descontos, à expansão do e-commerce e, claro, à consciência financeira dos consumidores.
A educadora financeira e especialista em finanças Luciana Ikedo, citada pelo portal Terra, lista algumas dicas que podem ajudar a aproveitar ao máximo a Black Friday:
1. Tenha uma reserva financeira
De acordo com Luciana Ikedo, o ideal é ter uma reserva financeira para comprar o produto que deseja, sempre avaliando as condições de pagamento: se há um desconto maior à vista, se há parcelamento, etc. “O mais importante é que a compra seja feita de forma consciente e que caiba no orçamento. E, neste caso, o planeamento é tudo e mais alguma coisa”, diz a especialista.
2. Pesquisar e comparar preços
Se a ideia é comprometer o rendimento futuro comprando a crédito, é preciso estar ainda mais atento e planear com antecedência para evitar o endividamento. Pesquisar com antecedência diferentes marcas e lojas também pode ser uma boa estratégia. Desta forma, terá a certeza absoluta de que o preço que está a obter é realmente uma oportunidade e não uma burla.
“Utilize sites que monitorizam os preços, eles costumam ter até seis meses de preços dos produtos, o que permitirá distinguir fraudes de promoções genuínas”, diz Luciana Ikedo.
3. Preste atenção na veracidade dos sites de compras
Vale a pena desconfiar de descontos muito acima da média e da realidade e, no caso de compras online, prestar muita atenção na veracidade do site em questão para não ser vítima do famoso “phishing”, páginas falsas que imitam as originais para roubar os dados de compra dos consumidores.
4. Faça a sua pesquisa e peça descontos
Outra estratégia fundamental na hora de fazer compras, principalmente em datas festivas e períodos de descontos, é não hesitar em pedir desconto. “Muitas marcas chegam a postar promoções exclusivas para os seus seguidores nas redes sociais, então vale a pena ficar atento”, conclui Luciana Ikedo.
Fonte: Terra